As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria!
A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.
Como funciona a controladoria?
O principal objetivo de uma controladoria é reunir informações que ajudem os gestores na tomada de decisões. A partir da coleta de dados explanados em relatórios gerenciais, é possível entender as necessidades dos stakeholders, ou seja, clientes, acionistas, fornecedores, fiscalizadores, entre outros.
Em resumo, a controladoria mantém o controle sobre os resultados financeiros de um negócio. O primeiro passo para a execução de ações assertivas é o planejamento que, por sua vez, está calcado no orçamento da empresa. Nessa fase inicial, definem-se os padrões de qualidade a serem alcançados.
As atividades de controladoria envolvem a estruturação contábil e financeira, além de levar em conta as áreas de apoio. Em um segundo momento, deve-se analisar o custo junto com a contabilidade e, ainda, a constituição do preço de venda de um produto ou serviço.
Para terminar, faz-se necessário incluir no processo de avaliação todas as informações que possam ajudar os gestores a fazer escolhas acertadas, tais como o orçamento empresarial, a análise de desempenho por setor, o fluxo de caixa previsto, entre outras.
Desse modo, a controladoria poderá estabelecer os padrões de controle e traçar os resultados com ênfase nos objetivos organizacionais, de maneira a suprimir os excessos, o desperdício e, até mesmo, as fraudes.
Atribuições da controladoria
A controladoria realiza a organização das operações financeiras e contábeis, além do controle e o monitoramento das atividades. Neste âmbito podemos citar:
- Gerenciamento de custos;
- Formação do preço de venda;
- Elaboração de estratégias para captação de recursos;
- Análise da produtividade e desempenho dos colaboradores;
- Fluxo de caixa.
- Assim, as atribuições realizadas por um controller são:
- Monitoramento da contabilidade fiscal;
- Organização: Estruturar as operações e os processos para atingir a meta;
- Elaboração de orçamentos e previsões da empresa;
- Desenvolvimentos de projetos;
- Coordenação: Delegar tarefas, de modo a buscar eficiência nas atividades;
- Organizar o planejamento tributário e participar do planejamento estratégico;
- Controle: Mensurar a qualidade e eficiência, relacionando o previsto com realizado;
- Elaborar relatórios gerenciais para a tomada de decisões.
A Controladoria é uma garantia de que a empresa está no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados, sendo eficiente e tendo um bom desempenho de todas as áreas de forma administrativa e econômica. Um trabalho bem feito da Controladoria é quando a área consegue construir uma boa estrutura organizacional, com critérios eficazes de controle e qualidade.