A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios

A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios

A contabilidade para pequenas e microempresas é tão ou mais importante que para organizações de maior porte. Não se esqueça que negócios de menor faturamento, sobretudo em seus primeiros anos, passam por uma situação de extrema fragilidade para se viabilizar no âmbito de determinado nicho de mercado.

Entre os fatores que chamam a atenção em se tratando do papel da contabilidade temos a necessidade de se estabelecer um planejamento tributário, interpretar a leis que dizem respeito a interface contábil em que se atua, avaliar a viabilidade financeira do negócio, entre outras questões. Na matéria de hoje, vamos tratar das principais delas. Não deixe de conferir!

Os profissionais da contabilidade são capazes de estimular os empresários, com os quais trabalham e de quem obtém uma estreita relação de confiança, os melhores comportamentos empreendedores, pois desenvolvem as suas habilidades gerenciais em favor da gestão adequada da sua empresa.

A contabilidade hoje deve ser usada como ferramenta para a tomada de decisão, pois exerce um papel relevante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador. Por meio dela, o empresário é capaz de fazer uma avaliação da situação patrimonial da empresa, prognosticar tendências, planejar atividades.

Para tal, a contabilidade se utiliza de diversas técnicas e instrumentos, tais como: escrituração, demonstrações contábeis, análise e interpretação das demonstrações contábeis, auditoria e perícia. O fator negativo da contabilidade nas empresas surge, quando o profissional a utiliza para atender interesses próprios ou de terceiros de forma fraudulenta, fugindo, assim ao campo da ética que deve prevalecer em toda relação de trabalho.

Planejamento tributário

Pequenas e microempresas, antes mesmo de iniciarem suas operações, precisam tomar uma decisão nada simples, que é escolher o regime tributário mais vantajoso para se enquadrarem. Nada simples porque uma escolha equivocada significa pagar mais tributos do que deveria, situação indesejada por qualquer empresa não é mesmo?

E para proceder com esse tipo de análise você deve contar com um serviço profissional de contabilidade, que ficará responsável por interpretar a legislação e observar em qual cenário sua empresa incorre em menores custos.

Viabilidade financeira

A contabilidade em micro e pequenas empresas também está diretamente ligada a gestão financeira. Em conjunto, essas duas interfaces de um negócio contribuem para o dimensionamento de todas as receitas e despesas, o que, por sua vez, permite aferir o potencial de lucro.

Esse trabalho de mensuração de desempenho financeiro é muito importante também para que você possa planejar seus próximos passos. No caso de um projeto de expansão, por exemplo, é preciso ter certeza que haverá liquidez para financiar uma nova sede, a contração de mais funcionários, entre outros investimentos que façam o negócio crescer.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o tema ou falar com nossos especialistas? Clique aqui e agende uma reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Assine nossa Newsletter