Revisão tributária

Revisão tributária: saiba como otimizar a a gestão tributária e reaver créditos

No Brasil, a carga tributária é bastante alta: é possível perceber por meio da série de impostos que têm impacto significativo na lucratividade de uma empresa.

Nesse contexto, a revisão tributária pode ser utilizada como ferramenta para identificar onde a empresa está pagando mais tributos do que deveria. A partir disso, é possível redirecionar o capital, fazendo novos investimentos estratégicos e contribuindo para a expansão da companhia.

Como a revisão tributária pode ajudar sua empresa?

Recuperação de impostos

Com a recuperação de tributos, a empresa pode reconhecer déficits indevidos que devem ser restituídos ou créditos fiscais que podem ser legalmente apropriados.

Se for, realmente, identificadas irregularidades, é possível analisar os problemas e elaborar um plano de ação com o objetivo de aproveitar as oportunidades mapeadas.

Prevenção contra autuações fiscais

Pagar imposto indevidos, além de prejudicar a competitividade de qualquer empresa, deixar de pagá-los pode resultar no encerramento das atividades do empreendimento e, auditoria de tributos, é uma ferramenta preventiva a situações assim, pois fortalece as finanças e instrui os responsáveis do planejamento à execução das revisões frequentes.

Substituição Tributária (ST)

Uma organização que comercializa produtos que sofrem a incidência do ICMS-ST não precisa recolher esse tributo, pois o recolhimento acontece de forma indireta. Ou seja, a empresa incorpora esse valor de contribuição à precificação de seus serviços ou produtos — e assim acontece até o final da cadeia.

Sem uma revisão tributária, esse procedimento de compensação pode não ser realizado em tempo pela companhia, fazendo com que ela pague mais impostos do que deveria.

Prevenção contra autuações fiscais

Assim como pagar valores referentes a impostos indevidos prejudica a competitividade de qualquer negócio, deixar de pagá-los pode levar, no pior dos cenários, ao encerramento das operações do empreendimento.

A auditoria de tributos mostra-se um importante elemento preventivo de situações como as citadas acima, capaz de fortalecer as finanças da empresa e orientar os responsáveis desde o planejamento  tributário até a execução das revisões periódicas.

Como funciona a revisão tributária?

Nesse cenário, os consultores contratados “mergulham” a fundo no conhecimento detalhado do negócio, entendendo todo fluxo —  a começar pelo processo de compra, passando pela área produtiva e chegando até a entrega final do produto ou serviço.

Após a compreensão do modelo do negócio, o serviço tem como foco a reapuração de todos os tributos incidentes, observando o preenchimento correto das obrigações acessórias. Ao final, é realizado um exercício de planejamento tributário, em que se atesta a melhor opção de pagamento de tributos cabível à empresa.

Conseguiu entender sobre Revisão tributária? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Assine nossa Newsletter