acompanhar o CNPJ

A importância de acompanhar a situação de seu CNPJ

Você que é micro ou grande empreendedor, já pensou em acompanhar o CNPJ da sua empresa? Saber sua situação financeira, se existem dívidas ou se sofreu alguma possível fraude.

Alguns empresários desconhecem essa estratégia, mas consultar o seu CNPJ é uma atitude importante para reduzir riscos. Você já ouviu falar desse procedimento?

Normalmente, as empresas fazem análises dos documentos de clientes, mas deixam de lado a verificação do próprio CNPJ. Contudo, nenhuma companhia está livre de fraudes, golpes e outras complicações.

Como acompanhar seu CNPJ

O acompanhamento permite a visualização do score, dívidas, protestos e quais empresas também consultaram aquele CNPJ.

Na Serasa, basta acessar o site, selecionar “consultar dívidas” e realizar um cadastro com dados pessoais.

Com o cadastro concluído, o novo usuário terá acesso a página de Score da Serasa, indicando qual sua pontuação e se seu nome está negativado ou não. Esse acesso é gratuito.

A consulta no SPC pode ser feita no site ou no app do SPC Brasil, selecione a opção “consultar CPF” logo na página inicial. No site, a consulta é paga e o acesso mais barato tem custo de R$ 16,90 por CPF consultado.

Qual a importância de consultar meu CNPJ?

A consulta ao seu CNPJ é significativa para obter dados atualizados e tomar atitudes acertadas para manter a atividade regularizada e um bom perfil no mercado.

Uma consulta junto à Receita Federal permite conferir se a situação cadastral está regular e se dados como o ramo da atividade e o endereço estão atualizados. Outra utilidade da consulta de CNPJ, desta vez junto a um órgão de proteção ao crédito, é verificar o seu perfil financeiro. Essa análise pode mostrar informações importantes, como a existência de dívidas.

Além disso, realizar a consulta financeira com frequência pode evitar complicações por fraudes. Se alguém utilizar o seu CNPJ indevidamente e você demorar para descobrir a situação, terá que lidar com problemas como dívidas em nome da empresa e negativação.

Já no caso da consulta ao CNPJ de clientes ou fornecedores, o processo é significativo para proteger as finanças da sua empresa e reduzir índices de inadimplência e golpes. Antes de fechar um acordo com terceiros, é necessário solicitar informações cadastrais e pesquisar o documento do empreendimento com atenção.

Fazer negócio com uma empresa que está com o CNPJ inativo é um risco e pode gerar complicações no futuro, como o impedimento para emitir nota fiscal. Além disso, se o cliente tiver dívidas recentes e um perfil de crédito baixo, isso pode representar um risco maior de inadimplência no pagamento em caso de compras a prazo.

Conseguiu entender as vantagens de monitorar seu CNPJ? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Assine nossa Newsletter