Com a crise econômica já instaurada por conta do Coronavírus, que fechou diversos comércios e empresas por 15 dias, empresários de diversos setores já se preocupam com as contas e impostos a pagar, e como manter seus negócios, afinal os 15 dias ainda podem virar muitos outros. Uma alternativa para empresas do Simples Nacional é a recuperação de créditos tributários.
Todo empreendedor, independente do segmento que atue, sabe o quanto a lista de impostos e encargos a se pagar é extensa. E como a legislação brasileira é umas das mais complexas, pagar corretamente os impostos passa a ser uma tarefa complicada para as empresas.
De acordo com uma pesquisa do IBGE, 95% das empresas no Brasil pagam impostos a maior ou indevidamente e por falta de instrução, não possuem o conhecimento de que podem recuperar esses valores dando um fôlego aos empresários nesse período de crise econômica que estamos vivenciando.
O que é recuperação tributária?
A recuperação tributária é a recuperação de impostos, taxas e contribuições pagos pela empresa, mas que foram estabelecidos de forma ilegal pelo governo.
Todas as empresas têm direito à recuperação tributária, sejam públicas, sejam privadas, não importa o seu porte.
Existem diferentes maneiras de o governo estabelecer tributos ilegais. Por exemplo, existe o princípio da anualidade, segundo o qual um tributo novo só pode vigorar um ano depois de sua publicação. Uma alíquota só pode ser aumentada por lei, jamais por portaria.
Toda vez que surgem tributos contrariando essas regras, eles estão sendo estabelecidos de forma ilegal e a empresa tem direito à recuperação tributária.
Vamos listar aqui 6 formas de como a Recuperação Tributária pode beneficiar o seu negócio:
- Realizando a recuperação de créditos tributários de forma criteriosa dos últimos 5 anos da sua empresa, você teria um impacto positivo imediato no seu fluxo de caixa;
- Com esse aporte no caixa, você poderá fazer investimentos no seu negócio, tornando-o mais competitivo no mercado;
- Irá evitar o desembolso desnecessário de recursos financeiros no pagamento de tributos indevidos ou a maior;
- Evitando problemas com a fiscalização, ao se manter sempre de acordo com a legislação, identificando e corrigindo irregularidades;
- Contribuindo com informações essenciais para a realização do planejamento tributário, visando a redução da carga tributária;
- Auxiliando na eficiência tributária, administrativa e financeira da empresa.